O Dia da Natureza, comemorado em 4 de outubro, foi criado para conscientizar a população a respeito da importância da preservação do meio ambiente. Para entender melhor essa relação homem-natureza conversamos com educadores que falam, inclusive, da importância da natureza no processo de aprendizagem. “O contato com a natureza é de fundamental importância para que as crianças e adolescentes possam criar vínculos com o meio ambiente. Desta forma, elas podem interagir com esse laboratório vivo, compreendendo que natureza e seres humanos precisam que esta interação seja saudável”, explica o professor do Colégio Álvaro de Melo, Leonardo dos Reis Vaz.
Alguns especialistas afirmam que o contato com a natureza é de fundamental importância para o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. De acordo com o diretor do Colégio Couto Magalhães, em Anápolis, Prof. Paulo Alberto dos Santos, o contato com a natureza é importante para todos, mas a forma como impacta a vida da criança e adolescente varia muito, de acordo com a faixa etária. “Na primeira infância – Educação Infantil principalmente, o contato com a natureza gera inclusive a oportunidade de estimular as sensações e os mecanismos de entrada pelo qual as crianças aprendem: desde cores, formatos, texturas, aromas e sabores. Esse contato com a natureza se torna extremamente rico, uma vez que essa percepção de mundo, esse entendimento das diferenças, gera o aprendizado das crianças”.
O Prof. Paulo também explica que durante o Ensino Fundamental surgem as noções de sustentabilidade, do cuidado com o meio ambiente, do carinho e a preocupação com o ambiente sustentável, continuado e protegido. Já no Ensino Médio, eles começam a olhar para o meio ambiente como recurso. “É neste momento que surge a importância de estar em contato com a natureza para ter um conceito de sustentabilidade”, explica.
Uma forma simples de proporcionar esse contato com a natureza é tirar o aluno da sala de aula e fazer uma aula diferente, ao ar livre. O professor Leonardo dá um exemplo: “Uma aula sobre clima e tempo. O aluno literalmente sente a atmosfera, pode ter a percepção de como ocorre a interação entre estes elementos naturais. É uma dinâmica que leva o aluno a ter a compreensão de que nós, seres humanos, somos agentes transformadores do espaço natural e também somos parte do meio. Ou seja, somos impactados de forma positiva ou negativa conforme nossa relação com o meio natural”.
“Quando nós diversificamos o ambiente, nós geramos outras oportunidades de aprendizado, então a observação é diferenciada, a percepção do clima é diferenciada e, além disso, nós temos uma simbiose muito grande com a natureza relacionado a bem estar, que torna o ambiente mais salubre. E quanto mais o ambiente for salubre e confortável, mais ele favorece o aprendizado”, complementa o Prof. Paulo.